Máquinas utilizadas na construção civil – por Fernando Siqueira

Desde os tempos mais remotos, no mundo da construção, seja civil ou não, são utilizados recursos como matérias primas, mão de obra e máquinas pesadas. Fernando Siqueira Carvalho, grande amante do assunto, comenta que as máquinas pesadas são ferramentas muito importantes no canteiro de obra e são utilizadas para diversos fins em grandes projetos. A seleção de diferentes tipos de equipamentos pesados ​​depende do tamanho do trabalho e da economia do projeto. Isso torna o processo de construção mais rápido, seguro e fácil. Para você se familiarizar com o maquinário disponível para as construções, abaixo vamos falar das 4 mais comuns e suas aplicações. Confira:

  • Escavadeira: As escavadeiras são equipamentos mais importantes e os mais utilizados na indústria da construção. Seu objetivo geral é a escavação. A popularidade da escavadeira em meio a construção civil se deve a sua força e versatilidade. Além disso, elas também são usadas ​​para muitos propósitos, como levantamento de peso, demolição, dragagem de rios, corte de árvores, já que a máquina conta com vários acessórios.
  • Trator de Esteira: O trator de esteira, também conhecido como “bulldozer”, é uma máquina pesada que se move por meio de um sistema de transporte mecânico ou hidrostático. Esta é uma máquina de terraplanagem, escavação e reboque. Fernando Siqueira Carvalho explica que a esteira torna a máquina muito adequada para uso em terrenos úmidos ou solos soltos, pois seu sistema tem melhor aderência ao solo e melhor distribuição de peso.
  • Retroescavadeira:  A retroescavadeira é uma das máquinas mais usadas na construção. Isso porque é uma peça muito versátil, pois é o ponto de ligação para tratores, carregadeiras e escavadeiras. Cada uma dessas seções executa tipos específicos de tarefas dentro do canteiro de obras, e seus operadores devem ter experiência para agir em todas essas seções. Pode ser utilizado para escavação, transporte, perfuração e até mesmo carregamento de outros equipamentos.
  • Guindastes de torre: Guindastes de torre são guindastes fixos usados ​​para elevar estruturas para o alto. Fernando Siqueira Carvalho relata que com este tipo de equipamento, materiais pesados ​​como blocos de concreto protendido e treliças de aço podem ser facilmente elevados até a altura necessária. Eles são compostos por mastros, que são torres de suporte verticais, com uma lança, que opera o braço do guindaste; uma contra-lança, que é o outro braço que carrega um contrapeso na parte traseira do guindaste e uma cabine do operador, na qual o guindaste é operado.  

Ultimas Notícias

spot_img

Veja

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here