O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes fala dos mitos sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

O Doutor e Mestre em Urologia Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a próstata é uma glândula que tem o formato parecido com o de uma maçã e que pertence apenas a humanos. Localizada na parte inferior do abdômen, logo abaixo da bexiga e na frente do reto (a última parte do intestino grosso), a próstata circunda a parte inicial da uretra, tubo no qual a urina armazenada na bexiga é expelida. O pequeno órgão produz uma porção de sêmen, um líquido espesso contendo o esperma, que é liberado durante a relação sexual ou a masturbação. Para acabar com algumas dúvidas e esclarecer fatos, o Doutor explica alguns mitos sobre este tipo de câncer.

  • “O câncer de próstata afeta apenas homens idosos”

O câncer de próstata é mais comum com o avanço da idade, mas todos os homens, independente da idade, devem estar cientes dos fatores de risco pessoais e conversar com seus médicos para um diagnóstico precoce. Globalmente, aproximadamente 62% dos casos de câncer de próstata diagnosticados são homens com mais de 65 anos de idade.

  • “O aumento do tamanho da glândula prostática é um sinal de câncer de próstata”

O aumento da próstata e o câncer de próstata são coisas diferentes. Os sinais e sintomas de glândulas aumentadas incluem dificuldade em esvaziar completamente a bexiga, micção frequente e incontinência noturna. A maioria dos homens desenvolve aumento da próstata com a idade, o que não aumenta o risco de câncer de próstata.

  • “Não apresentar nenhum sintoma significa não ter câncer de próstata”

O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que esse é um dos maiores erros, pois o câncer de próstata é um dos cânceres mais assintomáticos, o que significa que nem todas as pessoas podem apresentar essa doença. Frequentemente, os sintomas podem ser confundidos ou atribuídos a outras patologias.

Os primeiros sinais de câncer de próstata são geralmente encontrados durante exames de rotina. Os sintomas mais comuns incluem micção frequente, dificuldade ou interrupção da micção, fluxo urinário fraco ou interrompido, dor ou queimação, dificuldade de ereção, ejaculação dolorosa, sangue na urina ou sêmen, dor frequente e rigidez na parte inferior das costas, nádegas ou coxas. Se sentir algum destes sintomas, consulte um médico para diagnóstico e tratamento, se necessário. Encontre mais informações no site: http://marcofortes.med.br/

Ultimas Notícias

spot_img

Veja

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here