Tudo sobre o que é enogastronomia

Marco Antonio Carbonari, dono da vinícola Villa Santa Maria, explica que a enogastronomia é a arte de harmonizar as particularidades de cada vinho com as refeições, seja durante o preparo ou somente no momento da degustação; saber qual o vinho certo para cada tipo de alimento faz toda a diferença no conjunto e no paladar, uma vez que ressalta os sabores e melhora a experiência gastronômica.

As características do vinho se modificam de acordo com as peculiaridades de cada fabricação, considerando desde o cultivo até o modo de conservação da bebida. Em resumo, a enogastronomia é uma arte: a de harmonizar as características específicas de cada vinho, como aromas, textura e peso, com o prato servido.

Marco Antonio Carbonari diz que as sensações gustativas do vinho combinado com a comida prevalece certos aromas e texturas, conheça alguns deles:

  • Acidez: É um atributo valorizado nos vinhos e no alimento pode vir na forma de frutas ou molhos. O vinho deve ter sempre a mesma quantidade de acidez que a comida, caso contrário parecerá sem gosto, evitando com que a bebida se intensifique. A acidez é equilibrada por gordura e doçura.
  • Doçura: A doçura na comida, assim como a acidez, deve combinar com o vinho. Marco Antonio Carbonari conta que a comida nunca deve ser tão doce quanto o vinho, sendo igual ou maior. Caso erre, o sabor da bebida será mais fraco e azedo. Os vinhos mais doces e mais densos são os moscatéis licorosos.
  • Amargor: O amargor, por sua vez, é raramente apreciado na comida; nos vinhos, ele aponta a quantidade de taninos presentes. Receitas e rótulos amargos dificilmente renderão boas harmonizações, por isso tome cuidado.
  • Salgado: Marco Antonio Carbonari diz ser um aspecto raro no vinho, mas assim como na comida pode ser natural ou adicionado. Um bom exemplo é o Gewürztraminer, de voluptuoso aroma doce-apimentado, de um sabor que parece doce mas termina seco e harmoniza com doces, em pratos como presunto com abacaxi e queijo com morango. Porém, a alta quantidade de sal faz realçar os taninos, responsáveis pelo amargor.

Ultimas Notícias

spot_img

Veja

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here