Como surgiu o carro Brasília?

Lançado em 1973, foi tema de música da famosa banda Mamonas Assassinas, Minha Brasília Amarela, o carro foi um sucesso nacional, afirma Fernando Siqueira Carvalho, entusiasta e apaixonado pelo mundo automobilístico, fala sobre a celebridade em forma de automóvel: Brasília.

Como dito anteriormente, o carro foi lançado no ano de 1973 e teve sua produção vigente até o ano de 1982. Produzido pela empresa Volkswagen, o automóvel foi uma justaposição da estrutura do Fusca, porém oferecendo maior conforto e estética, por isso o design arrojado para a época.

Fernando Siqueira Carvalho explica que a nomenclatura do automóvel se deu pela então recém inaugurada cidade projetada: Brasília. Arquitetado através de um Plano Piloto por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, na época, havia sido inaugurado há apenas 13 anos.

A produção agradou muito aos brasileiros e após dois anos de seu lançamento, já havia passado a marca de mais de 120 mil modelos vendidos. Estima-se que quase 1 milhão de Brasílias foram vendidas, exibindo, dessa forma, o enorme sucesso que fez na época, narra Fernando Siqueira Carvalho. Vale ressaltar que os dados mencionados referem-se somente ao Brasil, portanto, se levados em consideração os modelos comercializados internacionalmente, o veículo passou a marca de 1 milhão de modelos vendidos.

Além disso, as versões posteriores foram aprimorando o automóvel e ganhando ainda mais espaço com o passar dos anos de sua produção. Como dito, foi uma espécie de aprimoramento do Fusca. Com mecânica parecida, possui espaço amplo e layout inovador, sendo um forte concorrente do Chevette, enfatiza Fernando Siqueira Carvalho. O Brasília parou de ser comercializado na década de 80 e muitos não concordaram com a ideia, uma vez que o carro possuia ótimo custo benefício e apreço popular, sendo preferível que interrompesse a produção do Fusca: um modelo mais antigo e ultrapassado se comparado à Brasília.

Ultimas Notícias

spot_img

Veja

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here