Caroços nos testículos – quais são as causas?

Segundo o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes a aparição de caroços nos testículos é relativamente comum, podendo surgir em homens de todas as idades. Porém, por mais que raramente tenha relação com câncer, a avaliação de um urologista é de suma importância para a obtenção de um diagnóstico. Além disso, mesmo não sendo sinal de um problema grave, os caroços informam alterações, que devem ser tratadas. 

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que as principais causas da aparição de caroços são:

  1. Varicocele

Trata-se da principal causa dos caroços e acontece por conta da dilatação das veias que transportam o sangue para os testículos. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que os sintomas mais comuns do quadro são a sensação de peso e dores.

O tratamento é feio por meio de analgésicos, no entanto, em casos mais graves o risco de infertilidade é mais proeminente, sendo assim, pode ser necessário a realização de cirurgia para fechar a veia dilatada e melhorar o funcionamento do órgão.

  1. Epididimite

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que a epididimite acontece por conta de uma infecção bacteriana, normalmente em casos de sexo desprotegido. A sensação de caroço no testiculo se desenvolve para dor, inchaço, febre e calafrios.

Para tratar o problema, o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que os antibióticos são fundamentais para combater a infecção.

  1. Torção

Segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a torção é mais comum em meninos e homens com menos de 25 anos. São facilmente identificados, causando dor intensa, além de inchaço e a aparição de caroços.

Tratando-se de uma emergência médica, o tratamento deve ser feito por meio de uma cirurgia, a qual deve ser realizada até 12 horas após a torção para evitar que os tecidos morram.

  1. Hérnia inguinal

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a hérnia inguinal acontece quando uma porção do intestino passa pelos músculos do abdômen, algumas vezes sai para dentro do escroto. É um problema comum em crianças, idosos e pessoas no pós cirúrgico.

O tratamento também ocorre por cirurgia que, de acordo com Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, recoloca a porção do intestino no interior da região abdominal.

  1. Câncer

O câncer de testiculo, mesmo que raro, desenvolve pequenos caroços na região. Por mais que os sintomas do câncer de testiculo sejam silenciosos, é importante que um urologista avalie o quadro para evitar agravamentos.

A maioria dos tratamentos necessita da remoção do testículo afetado, pois assim é possível evitar que o tumor se espalhe.

Ultimas Notícias

spot_img

Veja

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here