Saiba mais sobre a uva Baga – um clássico português

Marco Carbonari é proprietário da vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo. A vinícola é responsável pela elaboração dos rótulos Brandina, que se destacam pela personalidade e qualidade.

Hoje, Marco Carbonari nos apresentou uma uva clássica portuguesa, a Baga. Trata-se de uma casta pequena, possuinte de uma casca grossa com taninos altos e acidez elevada. Os vinhos produzidos com a Baga variam de espumantes, tintos e rosés, oferecendo uma ótima estrutura.

A casta, no entanto, não é ideal para iniciantes, isso por conta de seu sabor marcante, taninos e acidez, que podem, em um paladar desacostumado, não proporcionar uma experiência positiva.

Os rótulos, revela Marco Carbonari, costumam ser extremamente intensos, com cor profunda e aromas únicos. Não é uma casta de cultivo fácil, por isso, apenas solos argilosos conseguem obter bons resultados, contando com uma boa exposição ao sol.

Segundo Marco Carbonari, a Baga diz respeito a 50% da produção de tintos de Portugal e é considerada uma uva clássica, encantando os mais diversos críticos por sua tipicidade.

Para harmonizar a bebida elaborada com a uva Baga, Marco Carbonari recomenda pratos com sabores mais fortes, uma vez que a complexidade do vinho é elevada. Para os tintos, opte por pizza de embutidos, queijos maduros, macarrão com molho a bolonhesa, pernil de porco batata gratinada e semelhantes. No caso dos espumantes, comida asiática, peixe grelhado ou bacalhau com batata podem ser boas opções. Já vinhos rosé, uma tábua de frios ou porção de batata frita com cheddar e bacon irão te surpreender.

Quer aprender mais sobre o universo dos vinhos? Marco Carbonari te convida a uma visita à vinícola Villa Santa Maria. Acesse o site para saber mais: www.villasantamaria.com.br/ e entre em contato conosco pelo WhatsApp: (12) 9 9649-2728.

Esperamos por você!

Ultimas Notícias

spot_img

Veja

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here