Você conhece o Open Banking?

Com a proposta de simplificar os vários processos do mercado financeiro, o open banking é um novo modelo de negócios que proporciona aos usuários um controle maior das suas finanças. O empresário Márcio Alaor de Araujo trouxe algumas informações acerca dessa novidade. 

A tradução do termo em inglês significa “Banco Aberto” e diz respeito principalmente aos bancos digitais, apesar de os bancos tradicionais não ficarem de fora. Trata-se de uma rede de dados entre as instituições financeiras. Esse processo no Brasil deve ser implementado até o final de 2021.

Como vai funcionar?

Essa ferramenta vai permitir que os consumidores possam acessar serviços diferentes entre os bancos e empresas, afirma Márcio Alaor de Araujo. O compartilhamento de dados será um facilitador nesse processo entre mais de uma instituição. O sistema vai alterar a relação entre banco e cliente.

Desse modo, os bancos poderão compartilhar suas informações e seus dados com outros prestadores de serviço, isso claro, com o consentimento do cliente. O objetivo do modelo de negócio é gerar concorrência, fazendo que os bancos desenvolvam novos serviços aos clientes.

Tem benefícios?

Esse novo modelo de negócio garante algumas vantagens aos usuários, afirma Márcio Alaor de Araujo. O compartilhamento de dados pode agregar todos os serviços e produtos de diferentes instituições em apenas um único ambiente. Além disso, construir um serviço mais específico que atenda sua necessidade.

Atualmente estamos restritos ao banco que utilizamos, afirma Márcio Alaor de Araujo, com o open banking não é necessário criar cadastros em outros bancos. O cliente possui mais liberdade sobre seus dados e isso é muito positivo caso ele opte por utilizar algum serviço de outro banco. 

Ultimas Notícias

spot_img

Veja

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here