Economia circular e os seus benefícios

A economia circular mostrou-se como uma excelente alternativa para lidar com os problemas ambientais atualmente. O empresário Márcio Alaor de Araujo veio falar um pouco mais sobre esse assunto e especificamente sobre algumas das oportunidades criadas pela economia circular. Afinal, trata-se de um modelo econômico que gera impactos muito positivos para as indústrias e para a população. Acompanhe:

Uso de recursos

O principal objetivo da economia circular é a promoção de uma utilização mais consciente dos recursos naturais e matérias-primas. A ideia de “circular” surge exatamente desse conceito de reutilização. Todos os materiais retornam ao ciclo de produção das empresas de modo a produzir a menor quantidade possível de resíduos. A economia circular pode ser aplicada em todos os setores industriais.

Redução de emissões de gases

Pesquisas apontam que quase 50% dos gases de efeito estufa são emitidos pelas indústrias de fabricação, comenta Márcio Alaor de Araujo. A economia circular tem potencial para reduzir esses números significativamente caso seja adotada por muitas empresas. Além de contribuir com o meio ambiente, ainda é uma atitude muito positiva para a empresa, que reduz gastos com a reutilização de recursos.

Proteção a biodiversidade e a saúde humana

Em todos os anos, cerca de 10 milhões de mortes ocorrem devido a poluição da água, do ar e do solo. Investir na economia circular significa colaborar com a preservação de inúmeras vidas e também da biodiversidade. Os impactos da economia circular podem ir muito mais além do que apenas reutilizar os resíduos, mas também auxiliar na crise climática e ambiental que o mundo se encontra.

Impulsionar a economia

Os novos modelos de economia que se preocupam com questões ambientais estão ganhando espaços de destaque no mercado, explica Márcio Alaor de Araujo. As empresas voltadas para reutilização, compartilhamento, reparo e reciclagem estão criando muitas oportunidades no ramo da inovação e gerando mais empregos. Estima-se que a economia circular pode movimentar quase 5 trilhões no mercado mundial.

Mais oportunidades

Pesquisas apontam que uma transição da economia atual para a economia circular poderia até o ano de 2030 gerar 6 milhões de novos empregos. Empresas com ideias inovadoras relacionadas à reciclagem, materiais reaproveitados e coisas do gênero, podem se dar muito bem no mercado daqui alguns anos. Essas foram as informações de Márcio Alaor de Araujo e esperamos que isso possa esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Ultimas Notícias

spot_img

Veja

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here